Murilo :P

C++, Computação, Programação, Web e afins :)

Estou no Google Summer of Code 2010

with 4 comments

Olá pessoal.

Esse ano fui um dos (2^10 + 4) selecionados para passar alguns meses programando nesse evento.

O que é o Google Summer of Code?

O Google Summer of Code (GS0C) é um programa realizado pela Google que consiste em incentivar o e divulgar o software livre entre os estudantes. A filosofia do GSoC é “flip bits not burgers” que é a de incentivar os estudantes em seu período de férias de verão (as nossas férias são no inverno) a programarem, não trabalhar por exemplo em fast-foods como é comum principalmente nos Estados Unidos.

Neste programa, a Google paga aproximadamente 5000 dólares para cada estudante que ao final do programa tenha completado seu projeto.

Funciona assim: os estudantes escolhem uma ou mais organizações de software livre que foram aceitas pelo programa para trabalhar com elas. Aí o estudante tem que propor um projeto para essa organização que pode ser algo do tipo:

  • Implementar uma nova ferramenta
  • Corrigir bugs
  • Documentar código
  • Melhorar o desempenho de alguma ferramenta
  • Portabilizar para alguma(s) plataforma(s)
  • Adicionar features à alguma ferramenta
  • etc.

Feito isso, há uma seleção interna e logo é divulgado no site do GSoC a lista de aceitos.

Em seguida você tem uma pessoa alocada pela organização para te ajudar que chamamos de mentor.

Ao final do programa, além dos dólares a mais, o participante ganhará uma camiseta do programa e, no meu ver o mais importante, o certificado emitido pela Google atestando a sua participação.

Eu no GSoC 2010

Eu escolhi a Boost que é um conjunto de bibliotecas para C++ (com bindings para Python) amplamente utilizada no mundo inteiro. Algumas bibliotecas Boost já foram inseridas no padrão C++ através do TR1 (e algumas outras serão inseridas no próximo padrão) e por isso as bibliotecas Boost sejam talvez as mais respeitadas, digamos assim, bibliotecas para C++.

Minha proposta é implementar algoritmos rápidos para manipulação de dados binários em inteiros. Se você quiser saber como é a “cara” das coisas que terei que fazer, aqui você encontra alguns dos algoritmos que implementarei.

Meu mentor chama-se Vicente J. Botet Escribá que parece ser uma bastante pró-ativa e que saca bastante e que tem um blog com conteúdo bem interessante.

Ah, e parabéns ao Marcos Roriz meu colega de universidade que também teve seu projeto aprovado.

O abstract do meu projeto e do Marcos podem ser acessados aqui.

Até mais!

Written by Murilo Adriano

3 de May de 2010 at 18:29

4 Responses

Subscribe to comments with RSS.

  1. Parabéns pelo post!! É de grande ajuda para quem se interessa em participar no GSoC!

    =D

    Kássio Borges de Melo

    4 de May de 2010 at 08:47

    • Valeu Kássio, ano que vem tem de novo e seria uma boa que você participasse.

      Tem muitos projetos interessantes que valem a pena tentar =)

      Murilo Adriano

      4 de May de 2010 at 09:08

  2. […] post falarei sobre uma técnica (ou recurso) utilizada em  C++ que estou utilizando muito no meu projeto[0][1] na Boost Libraries[2] no GSoC, essa técnica é o […]

    C++ Idioms: SFINAE « Murilo :P

    19 de June de 2010 at 17:02

  3. […] um comentário » Trabalhando no meu projeto na Boost, fui requisitado a implementar uma função para calcular o logaritmo na base 2 de números […]


Leave a Reply

